A equipe dos Agentes Comunitário de Endemias e Agente Comunitário de Saúde fazem testes rápidos em cachorros no bairro Liberdade em busca de cães possivelmente infectados pelo CALAZAR. As suspeitas de animais infectados é comprovada com 5 animais com resultado positivo.
Entendendo a doença
A leishmaniose visceral, doença também conhecida como calazar, esplenomegalia tropical ou úlcera de Bauru, é uma doença causada pelo protozoário tripanossomatídeo Leishmania chagasi, que quando não recebe o devido tratamento pode ser fatal.
A transmissão do calazar se dá através da picada de um mosquito pequeno de cor clara, que vive em ambientes escuros, úmidos e com acúmulo de lixo orgânico como em galinheiros, por exemplo. Esses mosquitos pertencem à espécie Lutzomia longipalpis e L. cruzi, e têm o hábito de picar especialmente ao fim da tarde.
Sintomas de calazar
Os sintomas de calazar são:
- febre de longa duração;
- fraqueza;
- emagrecimento;
- palidez;
- fígado e baço aumentados;
- diarreia;
- sangramento na boca e nos intestinos.
Esta doença tem um período de incubação entre 10 dias até dois anos, e seu diagnóstico é feito através de exame de sangue para se analisar anticorpos específicos.
Tratamento para calazar
O tratamento para calazar pode ser feito com a toma de medicamentos específicos, como os antimoniais pentavalentes, anfotericina B, pentamidina, alopurinol, aminiosidina,e outros.
Para evitar o contágio é importante o uso de repelentes de insetos em regiões endêmicas, especialmente zonas rurais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário